Janeiro Verde: informe-se e previna-se contra o HPV

Hoje é o último dia do mês do chamado Janeiro Verde – dedicado à conscientização sobre os cuidados e prevenção do HPV – Papilomavírus Humano – uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) provocada por um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal). Ela provoca verrugas na região genital e no ânus, que podem ser precursoras de vários tipos de câncer, como o de colo de útero, de garganta ou do ânus.

O HPV é muito comum e a probabilidade de uma pessoa sexualmente ativa ter contato com o vírus ao longo da vida é bastante grande. Não há tratamento para o HPV, apenas para as lesões que ele provoca.

Para tentar evitar o contágio, recomenda-se o uso do preservativo desde o início até ao final da relação sexual. Porém, a proteção não é 100%, pois o vírus pode estar presente em áreas da pele que não estejam cobertas pelo preservativo.

Há também três tipos de vacina que previnem o HPV, e são indicadas para aqueles que não começaram sua vida sexual ou que não tenham sido infectados.

O importante é informar-se, consultar sempre um médico, e manter os exames (Papanicolau, teste de HPV) em dia.

Havendo um diagnóstico positivo, fazer o acompanhamento com seu médico e seguir corretamente as orientações que receber.

Lembre-se: cuidar-se é um ato de amor!

Abs.

Lelah Monteiro

Psicanalista, sexóloga e fisioterapeuta (www.lelahmonteiro.com.br). Atua em seu consultório em Perdizes (São Paulo, SP) como educadora sexual; terapeuta individual, de casais, de família e sexual. Atende presencial e online. Agendamentos: 11 99996-3051.

Deixe um comentário