Assexual, você sabe o que isso significa?

Por 10 de março de 2020Sexualidade

A cada edição do reality show Big Brother Brasil os participantes trazem à tona uma série de assuntos que acabam criando polêmica e repercutindo na mídia. Nesta vigésima edição não está sendo diferente.

Entre os temas que têm despertado a curiosidade do público está a declaração do “brother” Victor Hugo, de que é ASSEXUAL. Mas, afinal, o que é isso? Foi pra ajudar a esclarecer essa dúvida que o Jornal Extra, do Rio de Janeiro, um dos mais vendidos do país, solicitou-me que respondesse algumas perguntas sobre o assunto.

Reproduzo abaixo alguns trechos de minha participação nessa matéria, publicada da edição impressa e no Portal, no dia 15.02.20. Mas vocês podem acessá-la na íntegra clicando neste link.

Qual a diferença entre os assexuais e os alossexuais?
“Alossexuais são os não-assexuais, ou seja, aqueles que sentem atração sexual. E o assexual é aquela pessoa que não tem atração ou necessidade de desejo sexual”, explica Lelah Monteiro, sexóloga clínica e psicanalista formada pela Escola de Psicanálise de São Paulo.

A pessoa pode se tornar assexual ao longo da vida?
“Não. O assexual é aquele que já nasce assim. É como um homossexual, um heterossexual. Quando a pessoa passa a não ter desejo sexual é porque, geralmente, teve experiências ruins ou está com a libido deslocada. Portanto, ela não pode ser considerada assexual”, esclarece Lelah.

Assexuais podem sentir prazer durante o sexo?
“O assexual pode, sim, eventualmente transar. Ele tem todo o aparelho sexual funcionando bem, não há nenhum fator que o impeça de sentir prazer e ter orgasmos”, garante Lelah.

A falta de sexo pode acarretar algum problema para o corpo?
“Não, nenhum problema. Dá para viver sem sexo e, se a pessoa não tem desejo, ela pode viver bem. A questão se torna um problema quando há o desejo sexual e ele não pode ser realizado, o que não é o caso dos assexuais”, esclarece Lelah.

Qual a diferença do assexual para uma pessoa frígida?
“Assexual é aquele que não tem desejo, não quer brincar disso. Já a pessoa frígida ou fria sente desejo, mas tem muita dificuldade de se satisfazer. É quase como um prazer inalcançável. Esse indivíduo com hipodesejo precisa de muito estímulo”, explica Lelah.

Os assexuais estão dentro da sigla LGBTQ+?
“Por definição, sim. Pelo ‘+’. Militantes assexuais, no entanto, ainda buscam mais espaço dentro da sigla”, lembra Lelah.

Deixe um comentário

Secured By miniOrange