Hoje, 04 de março, é Dia de Conscientização contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano). Eu, como psicoterapeuta e sexóloga, com uma grande experiência com educação sexual para o público adolescente, não poderia deixar de me manifestar a respeito.

Infelizmente, muita gente não sabe o que é o HPV e desconhece seus riscos. Trata-se de um vírus que é transmitido principalmente pelo contato sexual e afeta a pele ou as mucosas (oral, genital e anal) de homens e mulheres de todas as idades. Provoca verrugas nessas regiões e, dependendo da variação do vírus (são mais de 200), cânceres de colo do útero, vulva, pênis, ânus, boca e garganta.

Isso tudo pode ser evitado de uma forma relativamente simples: vacinação (indicada principalmente para jovens que ainda não tiveram nenhuma relação sexual) e uso de preservativos. No Brasil, a vacina é oferecida gratuitamente na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Brindemos o amor, com prevenção e autocuidado.

Abs, da Lelah! 😊

Em tempo: informação é tudo – como palestrante especializada em AIDS e ISTs, estou à disposição de escolas e empresas que quiserem desenvolver um trabalho de educação sexual com seus alunos e colaboradores. Mandem um Whats para 11 99996-3051 e vamos conversar!

Leave a Reply

Secured By miniOrange