O que é Gaslighthing ? O que é abuso psicologico ? O que é assedio moral ?

Por 29 de outubro de 2019Comportamento

 

O que é Gaslighthing ? O que é abuso psicologico ? O que é assedio moral ?

 

Gaslighthing tornou-se sinônimo de abuso nos EUA, depois do sucesso do filme de 1944, homônimo ao nome, daí o conceito espalhou-se mundo afora. Enfim, predominantemente atinge as mulheres, esta é uma forma de abuso, uma forma sutil de distorção da realidade, um tipo de manipulação psicológica grave, uma forma de obter o controle do outro com interesses com fins econômicos e de poder.

Uma característica deste tipo de abuso, a vítima começa a duvidar da sua memória, como passar a questionar se os fatos são reais ou imaginários, perde-se a auto confiança e auto estima, concomitante com uma valorização do manipulador, como se este fosse o sã e salvador da sua própria história.

O que caracteriza o abuso psicológico, mental ou emocional quando uma pessoa submete a outra a um estado de ansiedade, insegurança ou remetendo a uma memória traumática.

Na atualidade há vários casos de assedio moral nas empresas, uma delas são quando os colaboradores e/ou funcionários, são constrangidos ou desqualificados inicialmente de forma sutil e com o tempo, o que você faz geralmente vem seguido sempre de uma crítica ou correção pública.

Identificou-se? Busque ajuda externa, de preferencia um psicoterapeuta ou psicanalista.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Secured By miniOrange