Os temas sobre os quais eu quero falar com vocês hoje é menopausa e o período que a antecede, a perimenopausa (ou climatério). Muitas mulheres tremem só de ouvir essas palavrinhas – antecipando as importantes mudanças que esse novo ciclo trará para suas vidas. Mas, como eu sempre digo: conhecer e se preparar para o que está por vir é o melhor caminho. Então, vamos lá!

A partir dos 40 anos a mulher começa a sentir os primeiros sintomas dessa nova fase: diminuição da libido; redução da massa magra e aumento do tecido adiposo; oscilações de humor e irritabilidade; ressecamento das mucosas (cuja principal manifestação é a secura vaginal); ressecamento e queda de cabelos, cílios e sobrancelhas; surgimento de pelos em lugares indesejados; perda do equilíbrio etc. Ou seja: um conjunto de alterações metabólicas, de humor, hormonais, de sistema nervoso central e periférico que trazem consequências no âmbito físico, social, mental e emocional.

E aí, o que fazer quanto a isso? Aqui vão algumas dicas:
– adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada;
– praticar atividades físicas;
– cultivar bons relacionamentos;
– procurar acompanhamento médico especializado;
– buscar uma terapia que a ajude fazer a escolha consciente de envelhecer bem e entrar na menopausa sem sofrer tanto com seus efeitos.

Vários estudos preconizam que, quanto mais cedo as mulheres adotam práticas como as que citei acima, quanto antes iniciam um tratamento para amenizar os sintomas da menopausa, menos sentirão seus temidos efeitos, como os “fogachos” e a secura vaginal. Também conseguirão manter ou refazer os vínculos com o parceiro e aumentar a frequência sexual. Evitarão o desgaste dos relacionamentos em geral – sejam eles de casal, familiares, de amizade, profissionais – causados pelas explosões e irritabilidade. Sim, pois essa é uma fase bastante complexa para a mulher, onde o parceiro, os filhos, os amigos e colegas de trabalho também sofrem.

Mas a notícia boa é que, com o avanço da medicina e das terapias, hoje se sabe muito mais a respeito desse período da vida da mulher, e há muito mais formas de vivê-lo de forma leve e plena. Então, minha recomendação: comece agora a se cuidar – corpo, mente e alma. Ame-se, mais do que tudo! É o primeiro passo!

Abs, da Lelah Monteiro

Em tempo: quer saber um pouquinho mais sobre esse assunto? No meu canal do Youtube tem vários vídeos tratando desses e de outros temas relacionados à saúde da mulher. Um deles é este: “O que é climatério e perimenopausa”. Assista, deixe seu like, e se inscreva no canal!

 

Leave a Reply

Secured By miniOrange